quinta-feira, 2 de abril de 2015

FCC - Concordância (verbal e nominal)


(FCC/INSS/TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL/2012)

As normas de concordância estão plenamente atendidas em:

(A)   Sempre houveram pessoas sensíveis o suficiente para perceberem a enorme riqueza e a profundidade que poderiam atingir a música de Mahler.

(B)  Entre os que reconheceram o talento de Mahler em vida está o escultor francês Auguste Rodin, que esculpiu, em 1909, vários bustos do compositor.

(C) Prematuramente falecido, Mahler não chegou a usufruir do prestígio que lhe dedicaram, anos depois de sua morte, a geração seguinte.

(D) Mahler foi regente titular da Ópera Imperial de Viena, da qual se tornou diretor artístico em 1897, sendo que, depois de anos no cargo, certas perseguições os fizera abandonar a função.

(E) Não couberam aos contemporâneos de Mahler prestar-lhe as justas homenagens que cabem a um gênio artístico de sua envergadura.
 ____________________

Alternativa A: O verbo haver no sentido de existir é impessoal. Logo, permanece no singular. “Sempre houve pessoas...”. E o trecho “...sensíveis o suficiente para perceberem...” deve ser da seguinte forma: “...sensíveis o suficiente para perceber...”.

Alternativa B: Gabarito.

Alternativa C: “...que lhe dedicou...”. Já que o sujeito é o termo posposto “...a geração seguinte.”

Alternativa D: No trecho “...certas perseguições os fizera...”, há dois deslizes. 1. O pronome “os” deve ser “o” já que se refere a “Mahler” – singular; 2. O verbo “fizera” de ser “fizeram” porque tem como sujeito “certas perseguições” – plural.

Alternativa E: “couberam” por “coube”. O sujeito desse verbo é a oração “prestar-lhe as justas homenagens...” – quando o sujeito é uma oração, o verbo fica no singular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário