quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

FGV - Sintaxe (Transitividade Verbal/Objetos - direto e indireto/Complemento Nominal)

(FGV/2014 - FUNART/NÍVEL MÉDIO) 

A alternativa cujo termo sublinhado apresenta uma função sintática diferente dos demais é:

(A) “...não se concedesse visto para quem tentasse fugir do nazismo”;

(B) “Uma brasileira, sobrevivente de um campo de extermínio nazista, ...”;

(C) “Aristides salvou dez mil judeus de uma morte certa”;

(D) “E Aristides recebeu dos israelenses o título de Justo entre as Nações”;

(E) “E não percebi que se despedisse de mim”.

____________________

Alternativa A: Quem foge, foge de algo/alguém. Logo, o verbo fugir é transitivo indireto (V.T.I.) e exige um complemento com preposição (objeto indireto): "do nazismo",  a palavra nazismo é o núcleo desse objeto.

Alternativa B: O termo sobrevivente é um nome que exige complemento. E a expressão de um campo de extermínio complementa esse nome - por isso, o termo sublinhado é um complemento nominal.

Alternativa C: Neste caso, quem salva, salva alguém ("dez mil judeus) de algo ("de uma morte certa"). Portanto, o verbo é transitivo direto e indireto (V.T.D.I.). E o termo de uma morte certa é o objeto indireto.

Alternativa D: Quem recebe, neste caso, recebe de alguém ("dos israelenses") algo ("o título de justo entre as Nações"). Logo, receber é V.T.I.D. E o termo dos israelenses é o objeto indireto -  a palavra israelenses é o núcleo.

Alternativa E: Quem "se despede", "se despede" de alguém ("de mim"). Portanto, a expressão de mim exerce a função de objeto indireto.

Sendo assim, a única alternativa cujo termo sublinhado apresenta uma função sintática diferente das demais é a alternativa B.



Nenhum comentário:

Postar um comentário