sábado, 7 de fevereiro de 2015

AOCP - Morfologia (Classes gramaticais)

(AOCP/2013 - COLÉGIO PEDRO II/NÍVEL MÉDIO/ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO)

Em “... e aqui estou no mundo.”, o termo destacado exerce função de

(A) palavra denotativa.

(B) adjetivo.

(C) advérbio.

(D) conjunção.

(E) substantivo.

____________________

No trecho destacado, a palavra pode ser substituída pela palavra sozinho.

Veja: "... e aqui (eu) estou sozinho no mundo."

(Eu) estou só (sozinho) - Eu [pronome/sujeito oculto] + estou [verbo de ligação] + só (sozinho) [adjetivo/predicativo do sujeito]


OBSERVAÇÃO:
Vale ressaltar que a questão exige a função do termo "só" e não a sua classe gramatical. Todavia, as alternativas referem-se a classes gramaticais (adjetivo, advérbio, conjunção, substantivo). Palavra denotativa é aquela não pertence a nenhuma das classes gramaticais.

Só - função: predicativo do sujeito, classe gramatical: adjetivo.

Gabarito: Alternativa B.


Nenhum comentário:

Postar um comentário