(AOCP/2013 - COLÉGIO PEDRO II/NÍVEL MÉDIO/ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO)
Em “Como estou à beira do eterno aposento, não gastarei muito tempo em recordá-la.”, o termo destacado estabelece relação lógico-semântica de
(A) causa.
(B) condição.
(C) comparação.
(D) concessão.
(E) conclusão.
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Segundo o professor Pestana (2013, p.527), os conectivos como e visto que (no início de uma oração) possuem valor causal - exprimem a causa, a razão de um efeito:
Como estudamos dia e noite, alcançamos o êxito.
(A) causa - Gabarito.
(B) condicional - exprime condição, hipótese: Desde que você estude, obterá êxito.
(C) comparação - exprime comparação, analogia, tanto qualitativamente como quantitativamente: Os homens, tal qual as mulheres, são sentimentais.
(D) concessão - exprime contrariedade, ressalva, oposição a uma ideia sem invalidá-la: Embora viaje o mundo inteiro, nunca conhecerá a sua terra profundamente.
(E) conclusão - exprime ideia de conclusão ou consequência: A adoção nunca deixará de ser um gesto nobre. Portanto, abracemos a causa!
OBSERVAÇÃO: As classificações das alternativas (A), (B), (C) e (D) referem-se a conjunções subordinativas adverbiais e a da (E) refere-se a conjunções coordenativas.
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PESTANA, Fernando. A gramática para concursos públicos. 1ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier: 2013.
(D) concessão - exprime contrariedade, ressalva, oposição a uma ideia sem invalidá-la: Embora viaje o mundo inteiro, nunca conhecerá a sua terra profundamente.
(E) conclusão - exprime ideia de conclusão ou consequência: A adoção nunca deixará de ser um gesto nobre. Portanto, abracemos a causa!
OBSERVAÇÃO: As classificações das alternativas (A), (B), (C) e (D) referem-se a conjunções subordinativas adverbiais e a da (E) refere-se a conjunções coordenativas.
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PESTANA, Fernando. A gramática para concursos públicos. 1ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier: 2013.
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